sábado, 2 de novembro de 2013

48° dia - Meu programa alimentar

Bom, eu estava sem nada interessante pra escrever hoje, já que é feriado, não fui pra academia e dormi a manhã inteira! Eu mereço, não é mesmo?!
Então resolvi escrever aqui o programa alimentar passado pela minha nutricionista e que eu estou seguindo há pouco mais de duas semanas. Observo que muita gente segue dietas da moda, como dos pontos ou a Dukan, e até dieta da sopa ou sei lá o que. Respeito a opinião geral e gostaria que respeitassem o que vou dizer agora, porque é a MINHA opinião.
Eu não acredito em dietas milagrosas, com restrição de grupos alimentares importantes. Acredito na reeducação alimentar e a longo prazo. Não acho que seguindo uma determinada dieta por um mês eu já tenha aprendido a me alimentar corretamente. Minha nutri me passou um programa de 33 semanas e eu queria perder só 14 kg quando falei com ela. Agora imagina quem quer perder 30 kg??? É pelo menos um ano se reeducando...
Uma prima minha vendo meu esforço na dieta disse que queria ir a uma nutricionista que passasse a ela uma dieta pra perder 10 kg em um mês, sendo que nem sobrepeso ela tem. Eu disse que nenhuma nutricionista de respeito faria isso. E se alguma fizesse, eu queria saber o nome pra nunca me consultar com ela...
Pois bem, aqui vai meu programa alimentar do primeiro mês, não sei se ela vai mudar no segundo, mas acho que sim:

PROGRAMA ALIMENTAR 1200 KCAL

Desjejum: 

  • 1 porção de fruta
  • 1 xícara de leite desnatado com café
  • 1 beiju (ou 3 colheres de sopa de batata doce cozida) com uma colher de chá de semente de chia
  • 1 colher de chá  de margarina Becel ou 1 colher de chá de requeijão light ou 1 fatia de queijo magro


Lanche da manhã:

  • 1 porção de fruta ou 1 copo de água de coco


Almoço:

  • Salada crua à vontade com 1 colher de chá de azeite de oliva
  • 4 colheres de sopa de salada cozida (cenoura, beterraba, abobrinha, etc.)
  • 3 colheres de sopa de arroz integral
  • 2 colheres de sopa de feijão
  • 1 porção de carne/frango/peixe assado/grelhado/cozido
  • 1 porção de fruta


Lanche da tarde:

  • 1 porção de fruta ou 1 copo de água de coco


Jantar:

  • Salada crua à vontade com 1 colher de chá de azeite de oliva
  • 1 porção de carne/frango/peixe assado/grelhado/cozido
  • 1 porção de fruta

Ceia
  • Chá com adoçante ou 1/4 de abacate

Fora isso, ela me deu uma tabela de equivalências, como toda nutri faz, e só pediu pra que não comesse pão de jeito nenhum e não tomasse refrigerante, nem mesmo o zero. Uma blogueira me recomendou tomar aqua fresh quando fosse a um restaurante. Eu provei e gostei.
A água de coco do lanche eu nunca tomei. Acho que não alimenta, sei lá...
Ah, a nutri me passou o chá verde e o Calm Slim, que eu tomo uma hora antes do almoço e do jantar.

Como eu falei no começo do post, esse é o MEU programa alimentar, passado pela MINHA nutricionista para MINHAS necessidades. Eu o considero muito bom, apesar de ter resistido no início à ideia de um jantar sem arroz... 
Abraços!!!

3 comentários:

Genival disse...

Tem que ser um trabalho a médio e longo prazo mesmo...

Bruxa do 203 disse...

Eu já fiz dietas rigorosas umas 3 vezes e sempre engordei de novo. Reeducação alimentar é bem diferente mesmo, também prefiro. É a única maneira de aprender.

Claaaaro que merecemos dormir um pouco mais. Precisamos de um descanso!!!!!!!!!!!

Cottage Regressiva disse...

Concordo com vc!!! Super concordo!!! Boa semana